1111
O Comportamento Organizacional
(Robbins, 2002 pag. 6) É um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional e um campo de estudos. Trata-se de uma área de especialidades, com um corpo comum de conhecimentos. Ela estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
(Robbins, 2002 pag. 7) Podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Enfatiza-se o comportamento relativo a funções de trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Embora haja uma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, é consenso que o comportamento organizacional inclui tópicos básicos como: Motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupo, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudança, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
(Robbins, 2002 pag. 8) Substituindo a intuição pelo estudo sistemático.
O comportamento não e aleatório. Ele parte de um ponto e dirige-se a outro, que representa alguma coisa que o individuo acredita ser, correta ou incorretamente, de seu maior interesse.
Quando falamos em estudos sistemáticos, estamos nos referindo ao exame dos relacionamentos, a tentativa de atribuições de causas e efeitos e em basearmos nossas conclusões em evidencias científicas. Ou seja, em dados