Trabalho de platão
Corpus Hippocraticum, Preceitos, 6
Ylmar Corrêa Neto
Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica CREMESC
CONFLITOS DE INTERESSES
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE ÉTICA MÉDICA CLUBE SÍRIO, SÃO PAULO, 27.08.2009
YCN
1
SÓCRATES
Platão, segundo Rafael*
- Assim, o médico, na medida em que é médico, não visa nem ordena a sua própria vantagem, mas a do doente? Com efeito, tínhamos reconhecido que o médico, no sentido preciso da palavra, governa os corpos e não é homem de negócios. Não foi ?
Platão, A República, 342d Trad. Guinsburg, São Paulo, 2006
YCN
2
SÓCRATES
Platão, segundo Rafael
- Ora nenhum médico, na medida em que é médico, procura ou prescreve o que é vantajoso ao médico, mas sim ao doente? Pois concordamos que médico, no sentido rigoroso, é o que governa os corpos, e não o que faz dinheiro com eles. Ou não concordamos ?
Platão, A República, 342d Trad. Rocha Pereira, Lisboa, 1949
YCN 3
A medicina como paidéia
O médico aparece aqui como representante de uma cultura especial do mais alto grau metodológico e é, ao mesmo tempo, pela projeção do saber num fim ético de caráter prático, a personificação de uma ética profissional exemplar ...
Jaeger W, São Paulo, 2001 (1931)
YCN
4
A medicina como paidéia
... Pode-se afirmar sem exagero que sem o modelo da Medicina seria inconcebível a ciência ética de Sócrates, a qual ocupa lugar central nos diálogos de Platão...
Jaeger W, São Paulo, 2001 (1931)
YCN
5
... Não é próprio da coragem gerar dinheiro, e sim ousadia, nem é próprio da arte militar e da medicina gerar dinheiro, e sim a vitória e a saúde, respectivamente; mas alguns fazem com que todas elas se voltem para o dinheiro, como se fosse seu fim, e a esse fim consideram que todas elas devem concorrer.
Platão e Aristóteles, segundo Rafael
Aristóteles, Política, I, 9, 1258a 10-14 Trad. Nunes Lopes, São Paulo, 2006