Estudo de CASO 1
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
ESTUDO DE CASO
Professor: Angelo Leite
Aluno: Luciano Figueiredo Oliveira
Disciplina: Administração Para Engenharia
Juazeiro, julho de 2014.
QUESTÕES
1. Que tipo de autoridade tem Joaquim sobre o Centro de Tecnologia?
Analisando o fato de que o Joaquim gerencia do Centro de Tecnologia e exerce autoridade sobre os seus subordinados dentro do centro, pode-se afirmar que trata-se de uma AUTORIDADE DE LINHA. Observa-se ainda que a autoridade pode ser representada pela linha hierárquica da empresa EPAQ.
2. Que tipo de autoridade tem a diretoria sobre Joaquim?
Observa-se que a diretoria exerce autoridade sobre o gerente Joaquim e espera dele obediência. Assim é possível afirmar que trata-se também de uma AUTORIDADE DE LINHA.
3. Que tipo de autoridade tem Joaquim sobre a comissão?
De início, a comissão criada por Joaquim deveria funcionar sobre sua coordenação e todos as suas tomadas de decisões deveriam passar pela mão deste gerente. Isso caracterizava uma AUTORIDADE DE LINHA pois Joaquim organizava e emitia ordens para a comissão e essa deveria lhe obedecer.
Com o passar do tempo, notou-se uma maior liberdade da comissão e então Joaquim não possuía mais plena autoridade dentro do grupo. Assim, Joaquim assumiu um papel de assessoria ou aconselhamento dentro da sua própria comissão. Pode-se dizer então que nesta segunda fase houve uma AUTORIDADE DE ASSESSORIA.
4. Que tipo de autoridade tem a diretoria sobre a comissão?
Observando o fato de que a comissão atendia diretamente à diretoria e essa lhe emanava ordens, pode-se dizer que a comissão era obediente à diretoria através da AUTORIDADE DE LINHA.
5. A criação da comissão é um exemplo de descentralização?
Sim, é um exemplo de descentralização. Como dito no texto, Joaquim era um gerente carregado de atribuições e a iniciativa de criar a comissão foi uma tentativa, bem sucedida, de redistribuição de