Estudo das reações de óxido redução
Caxias do Sul
21 de Maio de 2015
1. Objetivos
Estudar algumas reações químicas envolvendo transferência de elétrons de um agente redutor para um agente oxidante. Verificar experimentalmente a tendência que algumas substâncias apresentam de sofrerem oxidação e/ou redução.
2. Introdução Teórica
As reações de redução e oxidação envolvem a transferência de elétrons (e-) de uma molécula para outra. O processo de perda de elétrons é chamado de oxidação e o processo de ganho de elétrons é chamado de redução.
Quando uma substância é oxidada, o número de oxidação de pelo menos um de seus átomos aumenta (torna-se mais positivo), pois são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substância é reduzida, o número de oxidação de pelo menos um de seus átomos diminui (torna-se mais negativo), pois elétrons são ganhos.
Em alguma reação redox, a substância ou espécie que ganha elétrons é chamada agente oxidante, e aquela que perde elétrons, agente redutor.
A oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio a substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Quando o magnésio queima no ar, o metal se transforma em cinza à medida que vai ganhando oxigênio e se torna oxidado. Essa cinza é o óxido de magnésio.
A redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou quando ganha elétrons. Quando o Óxido de Cobre (negro) é colocado em aparelhagem apropriada (câmara) para redução do Óxido de Cobre, o Gás Hidrogênio entra em contato com o Óxido de Cobre super aquecido e como resultado ele perde oxigênio e vai aos poucos tornando-se rosa, pois, está sendo reduzido a Cobre. Reações de oxidação-redução constituem a base de vários métodos volumétricos aplicados à determinação de muitas espécies de interesse. Sabe-se que oxidação e redução ocorrem juntas na mesma reação química. Algumas dessas reações são