Estudo da série histórica de mortalidade
Estudo da série histórica de mortalidade por suicídio no Espírito Santo (de 1980 a 2006)
A study of the historic series on mortality per suicide in Espírito Santo, Brazil (from 1980 to 2006)
Luciene Bolzam Macente1, Eliana Zandonade1
RESUMO
Palavras-chave
Suicídio, suicídio/ tendências, sistemas de informação, epidemiologia.
Objetivo: Estudar a série histórica de suicídio no Estado do Espírito Santo (1980 a 2006) e suas estratificações. Métodos: Estudo descritivo, retrospectivo, de série histórica. Foram incluídos os óbitos registrados no Sistema de Informação sobre Mortalidade como suicídio, de residentes no Espírito Santo (1980 a 2006). Foram construídas as séries históricas e calculados os coeficientes de mortalidade por suicídio para o período. Procedeu-se à padronização das taxas de mortalidade pelo método direto, em que a população do censo IBGE-2000 foi considerada padrão. Para cálculo das taxas, utilizou-se o Programa Excel 7.0. As equações de tendência linear e as estatísticas de ajuste de modelo (valor de R2 e o valor p do teste F de adequação do modelo) foram obtidas do programa Statistical Package for Social. Sciences.
O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: A tendência de crescimento das taxas de suicídio no Estado foi de 24,9%. Para os homens, essa tendência de crescimento foi de 23,8%. As faixas etárias com tendência de crescimento foram aquelas entre 10 e 14 anos e acima de 30 anos até 59 anos. Conclusão: O suicídio foi mais frequente entre os homens, e as principais faixas etárias com tendência de crescimento foram aquelas entre 30 e 59 anos.
ABSTRACT
Keywords
Suicide, suicide/trends, information systems, epidemiology. Objective: Study historical series of suicide in Espírito Santo (1980 to 2006) and its stratifications.
Methods: A descriptive, retrospective study based on historical series of events. The registered deaths were included from the System of Information on