epidemiologia-artigo
A epidemiologia édefinida como o estudo da distribuição da saúde/doença e de seus determinantes nas populações (McMahon, 1975). Utiliza uma abordagem populacional e coletiva, mesmo quando observa apenas um caso ou fenômeno único, que pode interessar à epidemiologia pela possibilidade de tornar-se um evento crítico e/ou uma ameaça à população.
Para fins didáticos, divide-se a epidemiologia em duas etapas: uma delas descritiva e outra analítica. De maneira simplificada, pode-se dizer que a epidemiologia descritiva procura responder às perguntas: quem adoece, quando e onde essa doença ocorre. A epidemiologia analítica, por outro lado, busca os determinantes do processo em questão, ou seja: por que a doença está acontecendo? Por que daquela forma particular? Por que naquele momento e local?
As abordagens descritivas muitas vezes são tratadas como pouco científicas e com menor grau de sofisticação analítica. Porém,são as ferramentas aparentemente simples da epidemiologia descritiva que permitem a identificação de epidemias e doenças novas na população(Barata, 1999). Além disso, são muito utilizadas na análise de dados nos serviços de saúde.
Características das pessoas
Podemos descrever as pessoas acometidas pelas doenças usando dados quantitativos e estatísticos que as descrevem. Também podemos fazê-lo de modo subjetivo e pessoal, usando outros recursos como histórias de vida e narrativas, depoimentos, memórias, fotografias, cartas e mesmo materiais artísticos como músicas e poesias que mostram as pessoas e os riscos/vulnerabilidades que elas possuem frente às doenças.
Idade
Sabe-se que muitas doenças afetam de maneira diferente os grupos etários, configurando doenças características da infância, da idade adulta e da velhice. Assim, doenças redutíveis por imunizantes e diarreias são características da idade infantil; por outro lado, riscos ocupacionais e abortos atingem populações