Trabalho de Filosofia - Poder e Força
A Política trata das relações de poder. Poder é a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos.O poder supõe dois pólos: o de quem exerce o poder e o daquele sobre o qual o poder é exercido. Nesse sentido, o poder é uma relação ou um conjunto de relações pelas quais indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos.
Para que alguém exerça o poder, é preciso que tenha força entendida como instrumento para o exercício do poder. Quando falamos em força, é comum pensar-se imediatamente em força física, coerção, violência. Na verdade, este é apenas um dos tipos de força.
Se, numa democracia, um partido tem peso político, é por que tem força para mobilizar um certo número de eleitores. Se um sindicato tem peso político, é por que tem força para deflagrar uma guerra. Assim, força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, mas de meios que me permitam influir no comportamento de outra pessoa. A força não é sempre (ou melhor, é rarissimamente) um revólver apontado para alguém; pode ser o charme de um ser amado, quando me extorque alguma decisão (uma relação amorosa é, antes de mais nada, uma relação de forças; conferir as ligações perigosas, de Laclos).
Em suma, a força é a canalização da potência, é a sua determinação. E é graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
Escola Estadual Gonçalo Antunes Bezerra
Socorro: 28/09/2012
Aluna: Bruna Hellen Galindo Cavalcante
Professor: Gircélio Tiago
Série: 3° Ano Turma: “C” Turno: Noturno
Trabalho de Filosofia
Perpétuo Socorro
-2012-