ESTUDO DA RESSACA DO CONG S
Este trabalho foi feito com base em aspectos históricos da Área de Ressaca do Congós em complemento com a visita de campo feita no dia 07/04/2015. O desenvolvimento dessa pesquisa engloba os aspectos físicos da área, o histórico do lugar, a realidade nele encontrada, relações com o Plano Diretor e com o Estatuto da Cidade, com o fim de elaborar o plano conceitual e projetual.
O trabalho foi dividido em tópicos e montado seguindo uma hierarquia das informações. Primeiramente apresentaremos o histórico do local, não só da área de ressaca, mas principalmente do bairro Congós, pois a antropização da ressaca ocorreu em consequência do surgimento do bairro. Após o histórico serão apresentadas as características da área via apresentação de cartografias das áreas de interesse social, de lazer, mobilidade urbana e morfologia.
Foi feita uma comparação com o Plano Diretor da Cidade de Macapá, levando em consideração que ele data do ano de 2004, e percebemos uma grande mudança no que compete aos aspectos físicos da área, mostrando nas cartografias as modificações morfológicas que essa área sofreu desde a criação do Plano Diretor.
Será apresentada a visita in loco através da exposição das informações colhidas, desde mobilidade urbana até questões de saneamento básico, e com base nisso, foi feito um relatório descrevendo de que maneira essa área se encontra atualmente.
Por fim, o trabalho apresentará aspectos conceituais e projetuais, já considerando as intervenções que iremos propor para o ponto mais crítico da Área de Ressaca do Congós, onde hierarquizamos três pontos críticos, porém será escolhido o que se encontra em pior situação para que seja possível sugerir uma melhora do local, visando o equilíbrio ambiental e urbano.
1. ASPECTOS DA RESSACA – CARACTERÍSTICAS
1.1 - HISTÓRICO
O bairro foi criado na década de 1990, mas sua área começou a ser ocupada na década de 1970 através de ocupações desordenadas. A área do bairro do Congós foi uma das