Estudo da região sudeste
Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a quarta maior em extensão territorial — e a segunda em população.
Minas Gerais detém 60% do patrimônio histórico nacional. O Estado apresenta um conjunto artístico cultural marcante em várias áreas e se configura como destino cultural consolidado no País. Nas cidades históricas, o patrimônio arquitetônico e os museus são destaque e as ladeiras centenárias contam histórias do Brasil-colônia. –
Chama-se Barroco mineiro a versão peculiar que o estilo Barroco desenvolveu no estado de Minas Gerais, Brasil, entre o início do século XVIII e o final do século XIX. O termo usualmente se refere à arquitetura desse período, mas teve expressões importantes também na escultura e na pintura. Pode se chamar de Barroco mineiro, porém, apesar de consagrado pelo uso, é uma formulação inexata, visto que boa parte da manifestação artística desse período em Minas Gerais aconteceu dentro da esfera do Rococó, que muitos estudiosos consideram não um simples estilo barroco, mas uma escola independente.1
O estado teve outros nomes antes de ser batizado como Minas Gerais: Campos de Cataguá, Minas Gerais do Ouro Preto, Minas Gerais dos Goitacazes, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais. A Inconfidência Mineira, um dos principais eventos da história do Brasil, ocorreu em Minas Gerais.
Mineiro é isso, sô! Come as sílabas para não morrer pela boca. Faz economia de palavras para não gastar saliva. Fala manso para quebrar as resistências do interlocutor. Sonega letras para economizar palavras. De vossa mercê, passa pra vossemecê, vossência, vosmecê, você, ocê, cê e, num demora muito, usará só o acento circunflexo!
calça "rancheira" e camisa