Estudo da qualidade do leite in natura destinado ao consumidor
Fransuayse Dal Piva Zilli1
Luciana Fariña2
RESUMO
Atualmente, o consumo do leite vêm aumentando devido as novas tecnologias voltada ao gado leiteiro e também ao processo industrial, conferindo ao produto final, as características e propriedades que estejam de acordo com as exigências do consumidor. A qualidade do leite melhora nitidamente a cada dia, mas ainda existem problemas em suas características / propriedades, o que torna o leite anormal, de acordo com os padrões que são estabelecidos para consumo. Para tal controle, o país possui a Instrução Normativa 51 e também o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite. O principal problema com a produção de leite, o qual será discutido pelo presente estudo, diz respeito à qualidade do produto oferecido ao consumidor. Esse estudo visa buscar informações em como identificar um leite considerado anormal, se bem como os riscos ocasionados a saúde do consumidor.
Palavras-Chaves: composição, classificação do leite, propriedades, leite anormal, qualidade.
INTRODUÇÃO
O mercado de leite no Brasil vem se modificando nas últimas décadas devido ao surgimento de novas tecnologias capazes de processar e transformar o leite em um produto final que atenda as exigências dos consumidores (LEITE BRASIL, 2007).
O Brasil se tornou exportador de produtos lácteos principalmente pela qualidade dos produtos oferecidos, reconhecida em mais de cem países importadores, mesmo nesses países a legislação sendo mais exigente que a brasileira. MARTINS (2005) afirma que nos últimos anos, a população brasileira vem se preocupando mais com a qualidade dos alimentos que chegam à sua mesa. A qualidade está associada com a observação de alguns aspectos sensoriais como sabor, odor, cor e viscosidade. Com relação ao leite, além desses aspectos, considera-se também a questão sanitária, sua adequação prática e o tempo de vida de prateleira. De acordo com