Trabalho economia
Resumo
O agronegócio do leite passou por grandes transformações nos últimos anos, passando da exploração de subsistência para a profissionalização, com foco para a produção em escala, com qualidade, agregação de valor e industrialização de produtos diferenciados.
No entanto, uma grande parte dos produtores de leite ainda não esta preparados para enfrentar essa realidade e passam por grandes dificuldades. Há necessidade de políticas que promovam o setor de produção. É o caso do estado de Mato Grosso do Sul, estado que possui grande deficiência produtiva. Por isso, é de grande importância verificar novas possibilidades de crescimento do setor leiteiro nesse estado, para que se tenha um crescimento econômico e sustentável dessa cadeia procurando assim contribuir para a geração de renda e emprego. Este relatório trata-se de um estudo realizado na região e procurou-se identificar as dificuldades enfrentadas pelo produtor de leite visando contribuir para que esse tenha maior segurança e rentabilidade. Para isso, foi realizada uma análise da cadeia produtiva, verificando o perfil dos produtores, seus negócios e dificuldades. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a observação direta.
Conclui-se, com a pesquisa, que a principal reclamação dos produtores rurais é a falta de incentivo e políticas públicas para o setor leiteiro. As principais dificuldades estão em conseguir se regulariza e sobreviver no mercado, devido á baixa rentabilidade. Somando-se a isso as exigências de regularização ambiental. Portanto, verificou-se que apesar do setor leiteiro ser importante para a economia brasileira, no estado do Mato Grosso do Sul encontra-se desvalorizado e com extrema necessidade de políticas que alavanquem economicamente esse setor, que demonstra ter enorme potencial de crescimento.
1. INTRODUÇÃO
A cadeia produtiva do leite