Estudo da matéria
Se você observar o ambiente que o rodeia, notará coisas que pode pegar, como uma bola, lápis, caderno, alimentos, outras que pode ver, como a lua, as estrelas, e outras ainda que pode apenas sentir, como o vento, a brisa. Se você colocar algumas destas coisas em uma balança, perceberá que todas elas possuem uma quantidade de massa, medida em relação a um padrão pré-estabelecido. Todas essas coisas que você observou, comparou e cuja quantidade você mediu, têm características comuns: ocupam lugar no espaço e têm massa
Propriedades físicas:
Massa (m): A quantidade de matéria que existe em um corpo.
Volume (v): A extensão de espaço ocupado por corpo.
Temperatura (T): Relaciona-se com o estado de agitação das partículas que formam um corpo e com a capacidade desse corpo de transmitir ou receber calor.
Pressão (P): A relação entre a força exercida na direção perpendicular sobre uma dada superfície e a área dessa superfície.
Densidade (d): É a relação (razão) entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.
Estados físicos da matéria:
Estado sólido: As partículas apresentam um estado de agitação muito pequeno, portanto estão muito próximas umas das outras.
O estado sólido apresenta forma e volume próprios, ou seja, em qualquer recipiente que você coloque este material, ele estará ocupando o mesmo volume e manterá seu formato.
Estado líquido: As partículas se apresentam com um estado de agitação grande, ficando mais distantes umas das outras.
O estado líquido apresenta volume próprio, ou seja, se temos 1 l de um líquido, em qualquer recipiente que você o coloque, ele estará ocupando este volume de 1 l, mas não tem forma própria, o líquido se amolda ao recipiente ficando do seu formato. Ao colocarmos um líquido num recipiente redondo, ele fica redondo, num recipiente quadrado, ele fica quadrado e assim por