Estudo da FISPQ
Rio Branco do Sul
2013
ESTUDO DAS FISPQS DE PRODUTOS QUÍMICOS
.
SUMÁRIO
Conteúdo
2. PRODUTOS QUÍMICOS
Segundo a NR-09 da Portaria 3.214/78, substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
2.1. THINNER 9116 (TÍNER)
Tíner é um solvente para tintas e vernizes, muito utilizado em oficinas de funilaria e pintura de automóveis. Por ser um material volátil e altamente inflamável, deve ser manuseado com cuidado, pois pode causar acidentes graves. Atividade que o utiliza muito é o pintor, na dissolução da tinta.
Composto químico utilizado para diluição de tintas sintéticas, como esmaltes e primers. Também pode ser usado para limpeza de ferramentas, máquinas e equipamentos.
No Brasil, o tíner só pode ser vendido para maiores de 18, pois contém substâncias altamente tóxicas (hidrocarboneto, acetona ou glico-estéreis), o que é usado para inalar, assim como a cola de sapateiro. Geralmente é baforado ou inalado dentro de uma pequena lata, tendo efeitos alucinógenos. Tiner destrói os pulmões e possivelmente leva à morte.
Segundo a NR-09 da Portaria 3.214/78 esse produto é um liquido e vapor inflamável.
2.1.1. COMPOSIÇÃO DO PRODUTO
O Thinner é um produto químico preparado. Composto pelas seguintes substâncias químicas:
2.1.1.1. ÁLCOOL ETÍLICO
Informações:
Segundo a NR-15, da portaria 3.214/78:
Limite de Tolerância (LT): 78 ppm ou 1480 mg/m³, 48 horas semanais.
Nível de Ação: 39 ppm ou 740 mg/m³.
Segundo a ACGIH de 2011:
TWA: Não quantificado.
STEL: 1000 ppm./ 15 min.
Base do TLV: Irritação do trato respiratório superior.
Metodologia de análise:
Método NIOSH 1401 -