ESTUDO DA FISPQ DA ÁGUA SANITÁRIA E RISCOS BIOLÓGICOS EM CONSULTÓRIOS CLÍNICOS DENTÁRIOS
Nome: Eduardo Lucas Freitas do Amaral
Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho
Campo Grande, Junho de 2012
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – ANÁLISE DA FISPQ DA ÁGUA SANITÁRIA 2.1 – MANUSEIO 2.2 – ARMAZENAGEM 2.3 – TRANSPORTE 2.4 – MEDIDAS E TREINAMENTO
3 – RISCOS BIOLÓGICOS NO CONSULTÓRIO DENTÁRIO
4 – CONCLUSÃO
5 – BIBLIOGRAFIA
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho é dividido em duas partes, sendo a primeira a análise da FISPQ da Água Sanitária fornecida pela empresa Q-boa, enunciando métodos corretos de manuseio, armazenagem e transporte, bem como uso de EPI’s, medidas de controle e o estabelecimento de maneiras de treinamento dos funcionários que estarão em contato com o produto, e a segunda o fornecimento de informações e estratégias de prevenção dos riscos biológicos existentes nos consultórios clínicos dentários e as respectivas atividades profissionais desenvolvidas.
2 – ANÁLISE DA FISPQ DA ÁGUA SANITÁRIA
Para a análise feita neste trabalho, foi escolhido o produto Água Sanitária, cujo nome químico é: Solução de Hipoclorito de Sódio 2,0 a 2,5% p/p. Esse produto foi escolhido pelo fato de ser muito comum o seu uso em qualquer ambiente de trabalho, dado a sua utilidade na limpeza. É um produto inorgânico composto de Hipoclorito de Sódio (NaClO) e Água Industrial, cujo Registro CAS é 7681-52-9. A FISPQ do produto se encontra para consulta no anexo 1 deste trabalho.
2.1 – MANUSEIO
A Água Sanitária é instável à temperatura ambiente e, por isso, decompõe-se lentamente. Além disso, o Hipoclorito de Sódio é um produto que reage com compostos à base de amônia. Devido a esses detalhes, a primeira recomendação do fabricante é que o produto não seja usado sem a devida leitura das instruções do rótulo. É preciso também:
Evitar a inalação do produto;