Nível de conhecimento do colesterol em estudantes do ensino superior
Knowledge level of cholesterol in higher education students
Resumo
Introdução: O colesterol é um lípido (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo. Níveis elevados de colesterol representam um risco aumentado de vir a sofrer de doença coronária e enfartes do miocárdio em consequência de aterosclerose (acumulação de matéria gorda nas paredes dos vasos sanguíneos).
As doenças cardiovasculares (DCV) são um problema de saúde pública a nível mundial.
Objetivos: Tomar conhecimento da informação dos alunos/jovens acerca do colesterol; verificar a preocupação dos jovens com o nível de colesterol, bem como as causas e possíveis consequências. Um dos objetivos deste trabalho é relacionar o nível de conhecimento entre as escolas e o género.
Material e Métodos: De um total de 101 estudantes, participaram nesta investigação, de carácter quantitativo, transversal e observacional, alunos do ensino superior público que frequentavam, no ano letivo de 2012/2013, de diversos cursos do Instituto Politécnico de Bragança. Do total de respondentes 62 eram do género feminino (61,4%) e 39 eram do género masculino (38,6%). Os estudantes tinham idades compreendidas entre os 17 e os 27 anos, registando em média 22 anos.
Resultados: De acordo com o nível de conhecimentos, sobre a temática colesterol, podemos observar, que a Escola Superior de Saúde foi a que abrangeu maior número de inquéritos correspondente a 38,61%, seguindo-se a Escola Superior de Tecnologia e de Gestão com uma percentagem de 30,69%, acompanhando-se da Escola Superior Agrária apresentando 21,78%. Por fim esta a Escola Superior de Educação com a percentagem 8,91%. De acordo com o género conclui-se, que mais de 50% dos inquéritos foram respondidos pelo sexo