Estudo da chama
Experimento 3: Estudo da chama; Identificação de Elementos; Conservação da massa.
EXPERIMENTO 3 – ESTUDO DA CHAMA
Procedimento
I) Observação qualitativa das chamas do bico de Bunsen:
a) Acenda o bico de Bunsen, tomando os seguintes cuidados:
- feche a janela de ar (ar primário);
- risque o fósforo;
- abra a torneira de gás;
- acenda a chama no topo da haste do bico, permitindo a queima do gás somente com o ar secundário.
Observe e descreva o maior número de características da chama obtida.
A chama obtida não é bem definida, pois o carbono não é estável , é bem luminosa , vermelha e amarela tem sua cor devido à fuligem (o carbono da chama incompleta).
b) Pegue uma cápsula de porcelana com uma pinça de ferro e a coloque sobre a chama por alguns segundos. Observe e descreva as mudanças ocorridas no sistema. A porcelana se encontra preta devido á fuligem da chama.
c) Abra a janela (entrada de ar primário) do bico de Bunsen e observe a mudança do aspecto da chama. Descreva-a, verificando a existência das zonas oxidante e redutora. A chama é completa, tem uma maior definição, é azul devido à ligação de 2 carbonos estáveis (C₂), não apresenta fuligem.
d) Utilizando um alfinete e uma pinça, procure determinar a região mais quente da chama por meio da incandescência do alfinete: rubro (600-700)ºC – amarelo (800-1000) ºC - branco (acima de 1000ºC).
A região mais quente da chama está a aproximadamente 2/3 da sua altura.
e) Limpe a cápsula de porcelana anteriormente usada, ensaio b, e recoloque-a sobre a região mais quente da chama. Observe e descreva suas observações.
CHAMA INCOMPLETA : CHAMA COMPLETA:
II) Testes de chama:
f) Pegue uma haste de metal e coloque sua ponta em contato com uma das amostras inorgânicas disponíveis (NaCl, LiCl, KCl, CuCl2 e H3BO3 (ácido bórico)).
g) Coloque a ponta da haste na chama e observe. Caso não tenha