ESTUDO DA CHAMA; IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS; CONSERVAÇÃO DE MASSA
PROFESSOR: Pedro Stepan Kaloubek
SÃO CAETANO DO SUL
2010
eSTUDO DA CHAMA; IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS; CONSERVAÇÃO DE MASSA
Anna Luiza Fontes Ascoli – anna_ascoli10@hotmail.com
Camilla Christino Pinto – millhinha@hotmail.com
Instituto Mauá de Tecnologia
Grupo 01, Turma 01 e Laboratório 02
Pedro Stepan Kaloubek
Resumo: Neste experimento número 3 são propostos três procedimentos. O primeiro consta na compreensão do equipamento laboratorial, o bico de Bunsen, analisando os dois tipos de chamas e os fatores que o interferem. O segundo é a observação das diferentes cores emitidas quando as amostras químicas são postas perto da chama (calor), como por exemplo, o CuCl (cloreto de cobre) que emite uma chama de cor azulada. E a terceira e a última, é a discussão da alteração (ou não) da massa dos produtos de uma reação química (queima de uma palha de aço, por exemplo).
Palavras-chave: Bico de Bunsen, Lei de Lavoisier, Características próprias de cada elemento.
1. INTRODUÇÃO
Através do bico de Bunsen foi feito uma observação detalhada sobre o estudo da chama, identificando suas zonas (de gases ainda não queimados, oxidante e redutora), compreender o funcionamento do equipamento (entrada e saída do gás, áreas de perigo), além de comparar uma chama de explosão com uma de difusão. A primeira chama (explosão) é vista quando a janela de ar primária está ainda fechada, com características: amarelada, fuliginosa, alta luminosidade, redutora e homogênea. Já a segunda pode ser observada apenas com os orifícios das janelas de ar primário abertos, esta chama possui uma cor azulada, não é fuliginosa, apresenta baixa luminosidade, é do tipo oxidante e, heterogênea.
Utilizando os estudos de Robert Wilhelm Bunsen, de Bohr e de Gustav Kirchhoff foi possível relacionar a espectroscopia dos elementos (cada