Acessibilidade na construção civil
A acessibilidade é um dos temas mais importantes e atuais na construção civil. Ela deve ser levada a todos os cidadãos Brasileiros, independente de sua estatura, idade ou tipo de deficiência, de forma adequada, segura e autônoma. Muita coisa tem sido feital para difundir e aplicar a acessibilidade plena em vias, espaços públicos, mobiliário urbano, na construção, ampliação e reforma de edifícios, nos meios de transporte e comunicação.
Seja a construção pública ou não, todas as áreas de sejam de uso coletivo, devem ser acessíveis, mas esta ainda não é uma realidade encontrada no mercado imobiliário. Acessibilidade não é apenas colocar uma rampa para os cadeirantes na calçada, é necessários que as construções criem suas calçadas e rampas dentro (corredores, elevadores, portas) e fora para que possam receber essas pessoas adequadamente. Inclui-se o Braille, sinais sonoros em todos os ambientes que sejam de uso público. No caso de edifícios, acrescentar e aprimorar as vagas na garagem.
Vale lembrar que isso não abrange apenas as construções, mas também interruptores, descarga, pias, janelas, maçanetas de portas, onde as alturas e mecanismo devem ser adaptadas da melhor forma para atender a um portador de deficiência.
Com relação aos imprevistos causados em virtude das condições do ambiente, podemos destacar: o uso ou a instalação de pisos escorregadios, falta de apoios, tapetes soltos, iluminação inadequada, irregularidade do piso, armários muito altos, escadas sem corrimão, vaso sanitário e lavatório em altura inadequada, entre outros. Também é muito importante citar a implantação de: banheiros com barras de apoio, pisos planos e antiderrapantes, boa iluminação das áreas de circulação, botões de emergência nos cômodos que são itens que merecem atenção para moradias e podem ser executados com baixos investimentos.