Estudo da Berinjela
EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIOS E VIDRARIAS
Relatorio realizado como exigência da disciplina de Quimica Geral, ministrada pela professora
Pompéia - SP
Agosto/2013
Vidrarias
1. BÉQUER: É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.
Suas principais diferenças são: Apresentar uma escala para medição aproximada
• Possuir base plana para uso autônomo
• Conter bico para transferência
• Ser provido de boca larga
Suas capacidades volumétricas mais comuns são de 80 a 400mL, mas indo até 4L ou mais entre os feitos de vidro e 20L entre os de polímeros.
2. Tubo de ensaio: é um recipiente usado para efetuar reações químicas de pequena escala com pequenas quantidades de reagentes de cada vez. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen.
3. Estante para Tubo de Ensaio: É usada para suporte de os tubos de ensaio.
4. Almofariz Ccm Pistilo: usado na trituração e pulverização de sólidos.
5. Suporte Universal: Utilizado em operações como: Filtração, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilação etc.Serve também para sustentar peças em geral.
6. Bureta: é um instrumento laboratorial cilíndrico, de vidro, colocado na vertical com a ajuda de um suporte, contendo uma escala graduada rigorosa, geralmente em cm3 (mL). Possui na extremidade inferior uma torneira de precisão para dispensa de volumes rigorosamente conhecidos em tarefas como a titulação de soluções
7. Pera de sucção: (também conhecida como pipetador de três vias) é um instrumento usado para fins laboratoriais. Geralmente feito de borracha, serve para sugar produtos químicos e