germinacao
Luis Gustavo de Jesus Santos
Relatorio
Salvador
2014
Luis Gustavo de Jesus Santos
Relatorio
Salvador
2014
Botânica 4
Etapas do plantio 5
Matérias e métodos utilizados 6
Conclusão 7
Referências 8
A botânica é o ramo da biologia que se ocupa do estudo dos vegetais. Alguns ramos desta ciência que estuda a “biologia das plantas” são: fisiologia, morfologia, taxionomia e ecologia vegetal, química farmacêutica, fitogenética, paleobotânica, fitopatologia e várias outras relacionadas ao estudo dos seres classificados como pertencendo ao reino plantae.
De modo geral, são considerados como sendo do reino vegetal (ou plantae), todos os seres clorofilados, fotossintetizantes, dotados de embriões multicelulares envolvidos por material materno e estágio sexuado em alguma parte de seu desenvolvimento, além de outras características. Entretanto, sempre houve uma certa controvérsia no meio científico quando o assunto é classificar os seres vivos em animal ou vegetal quando se trata de organismos como os fungos, leveduras e alguns tipos de bactérias.
A botânica surgiu ainda na antigüidade quando o filósofo grego Theophrastus (-371/287), discípulo de Aristóteles (que criara duas classificações para as plantas: plantas com flores e sem flores) classificou pela primeira vez os vegetais ainda no século 370 a.C.. Outros filósofos como ele (Plínio, o Velho e Dioscórides por exemplo) foram os responsáveis pelo início do estudo dos vegetais, sua classificação, efeitos sobre o organismo, fisiologia, fitossociologia, corologia e etc.. Claro que a relação entre o homem e os vegetais vem de muito antes.
A botânica é o ramo da ciência que, através dos fósseis, tem os exemplares mais antigos para estudo. Desde o início