ESTUDO CUTURAL
Na primeira aula falamos sobre o que estudos culturais; percebemos que é uma área de estudo que abrange diversos conteúdos, problematizando práticas da vida cotidiana. Sejam elas imaginárias, reais, simbólicas ou de identidade. Esses estudos nos ajudam a perceber a Lógica Metodológica através da formação social do indivíduo.
Na segunda aula falamos um pouco do processo histórico e de alguns estudiosos como Richard Hoggart,que dentre seus estudos destaca a importância da cultura popular nos meios de comunicação.Falamos também do Raymond Williams, que foi o estudioso que se preocupou com as artes de uma forma em geral, a musica as pinturas ,a literatura e dança como meio de integração da pessoas.Já E.P. Thompson destaca o comportamento das sociedades como forma de estudo.
Nesse mesmo tópico vimos a cultura como um sistema de comunicação, significação e construção dos sentidos, ou seja, a cultura estabelece a harmonia no processo de relacionamento. No entanto, surgem os problemas culturais, encontrados em sociedades que atendem suas necessidades basica, e variantes de nação para nação.nessa aula percebemos também a distinção entre cultura e cultural .Cultura pode ser entendida como um conjunto de instituições que colocam limites, controlam e organizam a sociedade,já cultural são ações’’ típicas’’ de uma determinada sociedade que atingem uma população.(padronizando essas caracterizas)
Vimos também as 3 rupturas da cultura;A primeira é onde o poder pertence na mão de poucos, contrastando a diferença entre os grupos sociais. A segunda é onde o consumismo recebe mais atenção isso está relacionado ao investimento na educação e no esporte.A terceira ruptura está na produção econômica e na comunicação; onde as “necessidades básicas” estão exigindo muito mais do que antigamente. Quanto aos meios de comunicação, o homem se ilude com o que a publicidade expõe, necessitando, portanto de um combate à alienação.
Na terceira aula os