Cantareira
Diversificadas maneiras de gerenciamento dos recursos hídricos formam surgindo e se desenvolvendo com o passar dos anos. Atualmente, em um mundo industrializado e globalizado a gestão da água acarreta muito mais conflitos, devido a sua má distribuição geográfica, seu gerenciamento precário e sua escassez que ocorreu em alguns locais da Terra.
A complexidade do mundo atual e o crescimento populacional geraram ainda mais dificuldades nesse gerenciamento. A incansável busca por uma melhor qualidade de vida fez com que houvesse uma maior demanda de água, fazendo com que as reservas hídricas desses locais fossem mais pressionadas. Isso foi mais agravado devido às mudanças no clima, o crescimento e expansão agrícola e o crescente aumento no desmatamento.
No Brasil a realidade não é muito diferente, embora seja um país muito beneficiado no que diz respeito à disponibilidade de recursos hídricos em comparação com os outros países, enfrenta hoje um problema que possivelmente seja oriundo dessas limitações que o gerenciamento de água apresenta. A escassez de água na região metropolitana de São Paulo, perceptivelmente nos revela a fragilidade humana na gestão desse bem natural.
O sistema Cantareira que abastece a região metropolitana do município de São Paulo reduziu em níveis significativos seus reservatórios. Segundo Castro 2014, esse sistema é utilizado para o abastecimento de cerca de 14 milhões de