A Escola dos Annales
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História - História Antiga
RESUMO
A escola dos Annales era uma revista que teve início na França no final da década de 1920, que passou através dos tempos por diversas gerações de autores que provocaram transformações tão significativas no campo da historiografia, que fazem-se sentir até os dias atuais. Os problemas levantados pelo trabalho de Burke são tão instigantes e atuais que é comum vermos, em simpósios e encontro da academia, historiadores de ânimos exaltados ao tratarem do assunto.
Palavras chave: Escola dos Annales, Nova História, Revoluções.
INTRODUÇÃO
A Escola dos Annales foi um movimento que renovou a historiografia, tem seu início na França, com a fundação, por Marc Bloch e Lucien Febvre, da revista Annais de História Econômica e Social. Tais historiadores, reuniram em torno de si pesquisadores de outras áreas das ciências humanas e se propuseram a escrever uma escrita da história que privilegiasse o econômico e o social em detrimento do político. Se opondo diretamente à produção historiográfica predominante no século XIX, a revista tornou-se um movimento de vanguarda na renovação do método de investigação histórica, divulgando, entre outras coisas.
.
Uma nova concepção de história total que fosse desenvolvida a partir de uma problemática (história problema) e que utilizasse o conhecimento de várias disciplinas como estratégia importante para se alcançar o conhecimento histórico.
Pensar sobre o caráter das fontes históricas também é outra contribuição da escola, a partir dela o conceito de documento histórico será relativizado, no que tange a ideia de verdade e neutralidade, e enriquecido a partir da incorporação de novas formas de fontes históricas, além da escrita. Mas vesse movimento encontrou várias barreiras,