Escola dos annales
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MORRINHOS
CURSO HISTÓRIA
KAROLL-ANNE SILVA E SOUZA
RUTH CARLA BENÍCIO DA SILVEIRA
Escola dos Annales
A Escola dos Annales surgiu no início do século XX,em 1929, tendo como líderes o especialista Lucien Febvre e o medievalista Marc Bloch, na sua primeira geração. Na segunda geração contou com apoio de Braudel. Esses homens revolucionaram o universo científico do historiador. Contribuíram grandemente para muitas mudanças na História, abriram espaço para a história social e econômica.
Entre muitas mudanças, cabe ressaltar, a História Interdisciplinar (a história passou a ter assistência de outras disciplinas), rompeu com a História Tradicional (história grandes homens, estudando também a história dos “pequenos”) e abriu espaço para a ciência social e econômica.
A História interdisciplinar seria a juntura da história com outras disciplinas, como geografia, sociologia, antropologia, sociologia, arqueologia. Isso faria com que a história se afastasse das ciências exatas, passando a ser ciência humana.
[...] ambos pensavam de uma maneira interdisciplinar. Bloch, por exemplo, insistia na necessidade de o historiador regional combinar habilidades de um arqueólogo, de um paleógrafo, de um historiador das leis, e assim por diante. (BURKE,1992, P.18)
Ao romper com a História tradicional, essa história que valorizava apenas os grandes homens, a Escola dos Annales passa a observar que também era necessário se ater a história de “pequenos” homens,já que todos possuem uma história, ou melhor dizendo passam a dar valor não no homem, mas no ser humano em si.
Passaram a valorizar a história econômica e social, idealizando até uma revista internacional dedicada à história econômica, originalmente chamada de “Annales d’historie économique et sociale”. Tinha, o interesse em uma liderança nos campos da história social e econômica. Editavam assuntos como, a educação dos mercadores medievais, sobre o