Comunicação e linguagem
Diversidade em questão
Trabalho Interdisciplinar semestral apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do mesmo.
Orientador: Prof.OKÇANI BATTINI; FÁBIO LUIZ DA SILVIA; BERNADETE; MÁRCIA BASTOS; LILIAN SALETE A.M. LIMA Tutor de sala: Edson Aparecido Vicente Martines Junior
1 INTRODUçÃO
Diante desse contexto a divresidade e um conceito amplo, com a aplicação em diferentes campos do conhecimento humano, a ideia da diversidade esta ligada aos conceito da pluralidade multiplicidade, diferentes angulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade.
O termo diversidade diz a respeito a variedade e convivencia de ideias variaveis em torno de um assunto concreto de faculdade ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
2 DESENVOLVIMENTO
1. a diversidade historica
Estas questões vêm à tona quando falamos de diversidade como sinônimo de diferença. As diferenças físicas, étnicas, culturais, de gênero, etárias são um fato, mas não são o foco da discussão. O ponto crucial do debate sobre diversidade é a percepção, a reflexão e a atuação sobre os mecanismos sociais que transformam as diferenças em desigualdade, a ponto de apagar a realidade da igualdade na diferença.
Propõe-se, portanto, que diversidade seja compreendida como um valor, onde estão implicadas e articuladas as seguintes idéias: de igualdade na diferença, de diferença na igualdade, de diferença socialmente transformada em desigualdade.
· Igualdade na diferença: valorizar a humanidade que provém de todo e qualquer indivíduo, base da idéia de direitos humanos. Mesmo em casos graves de deficiência a pessoa deve ter garantido seu direto de livre escolha e convívio