Destilação simples
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais
Os materiais usados durante o experimento foram: solução de diclorometano e metiletilcetona, suporte, bico de Bunsen, mufas, garras, balão de 250 ml, pedra de pomes, termômetro, adaptador para termômetro, aro, tela de amianto, condensador, unha, cabeça de destilação e mangueiras.
Método
Foi preparada uma solução de 15 ml de diclorometano e 15 ml metiletilcetona e foi colocado no balão com 3 pedras de pomes. Foi montada a aparelhagem de acordo com a configuração para destilação simples e instruções da professora. Foi feito o aquecimento, lentamente, do balão. Foi anotado todas as temperaturas a partir da primeira gota condensada e depois de um em um mililitro para a produção do gráfico segundo o pedido da professora.
RESULTADOS E DISCUSSÕES A prática foi feita de maneira lenta, por conta do desconhecimento do modo de montagem da aparelhagem. A primeira gota condensada do vapor que entrou em ebulição teve marcação no termômetro em 45°C e a partir daí, foi marcado de cinco em cinco mililitros na proveta e verificado a temperatura no termômetro. De acordo com a marcação os primeiros cinco mililitros tiveram a marcação de 55°C no termômetro. A marcação de 10 mL se deu em 60°C quando a professora ajustou a velocidade da destilação. Em 15 ml o termômetro estava marcando 66°C e foi necessário trocar a proveta, pois estava cheia. Em 20°C a temperatura era de 73°C e quando a proveta estava marcando 26,5 mL o líquido do balão já estava quase todo evaporado e o termômetro estava marcando 87°C, foi quando o bico de