estudo concreto pet
Novos estudos tecnológicos e científicos estão sendo feita para solucionar esse problema e encontrar so luções alternativas que possam ser utilizadas sem prejudicar o meio ambiente nem afetar o progresso. A reciclagem e a reincorporação de um rejeito em um processo produtivo são as soluções mais indicadas para o manejo da grande maioria dos resíduos, que entre outros benefícios está a preservação dos recursos naturais não renováveis.
A construção civil tem absorvido parte destes resíduos, transformando-os em subprodutos importantes, os quais podem ser igualmente eficientes, além de ser ecologicamente corretos.
A utilização desses materiais reciclados pode se configurar num importante canal de eliminações de resíduos urbanos que de outra forma seriam depositados em qualquer lugar aumentando o custo de deposição e tratamento, afetando o meio ambiente de forma agressiva e sem controle.
Dentre as aplicações mais comuns, destacam-se a incorporação de resíduos de PET (poli tereftalato de etileno) como parte dos agregados do concreto e substituiu a brita que faz parte dos traços padrões.
Os traços foram preparados na seguinte proporção (1- 2,5- 3,2- 0,56), ou seja, (cimento, areia, pet, água).
Esse trabalho permitiu avaliar o comportamento e as propriedades do concreto com adição do resíduo de PET
(poli tereftalato de etileno) bem como sua resistência a compressão objetivando seu uso para a fabricação de bloco de vedação.
O pet utilizado foi fornecido por uma recicladora local, os traço foram preparadas em 5 corpos de provas em formato cilíndricos conforme a norma NBR 5738.
Os ensaios