estudo caso
Com base nas informações sobre a atuação o gestor Graciliano e nos conceitos trabalhados nas Unidades 1 e 2 do Livro Texto, responda às seguintes questões:
1. Identifique, na atuação de Graciliano, quais as funções da administração ele desempenhou? Quais você considera poderiam ser melhoradas? Justifique.
Graciliano Ramos na função de administrador desempenhou as funções de planejar, organizar, liderar e controlar. O planejamento ao definir objetivos e metas a serem atingidos como a implementação do novo Código de Posturas Municipal que objetivava melhorias na ordem pública, higiene e saúde da urbe, proibindo animais soltos na rua, venda de carne doente e etc. A organização ao determinar as atividades necessárias para que sejam atingidos os objetivos e metas, como no caso da meta de aumento da arrecadação de recursos, foi determinado o fim das isenções e o combate da sonegação fiscal através de intensa fiscalização. A liderança ao determinar que seus subordinados executassem o que foi planejado, o que resultou na rápida construção da estrada até Palmeira de Fora e a demissão de vários funcionários, dentre os quais o tesoureiro da cidade. O controle ocorreu com a verificação da execução de suas políticas, avaliando os resultados obtidos, conforme, constatou-se no campo educacional, onde o aumento salarial dos professores, construção de três escolas e fiscalização da presença dos alunos nas escolas resultou no aumento das matrículas e diminuição da evasão escolar.
As funções da administração que deveriam ser melhoradas pelo gestor público Graciliano Ramos são as de liderança e controle. Liderança pelo fato de que na qualidade de líder, ele deveria ter se comunicado melhor e despertado uma maior motivação para com seus subordinados na execução das políticas públicas planejadas, o que teria evitado o enorme número de demissões. Controle ante a ausência de verificação dos resultados obtidos na maioria das metas e programas