Estudo caso lg
1. Qual a pertinência da análise das diferentes tipologias de consumidor na definição estratégica de marketing na LG.
A LG divide o seu mercado heterogéneo em subgrupos que se comportam da mesma forma ou têm necessidades/motivações idênticas. Este processo é pertinente uma vez que consegue, facilmente, servir os seus consumidores de uma forma mais eficaz, percepcionando as tendências de mercado, racionalizando os investimentos e/ou aumentando o lucro.
Assim a LG avançou com uma pesquisa de consumo para melhor compreender o mercado norte-americano. Deste estudo concluiu quatro tipo de consumidores: primeiramente clientes conscientes que faziam o balanço entre preço/ qualidade, maioritariamente jovens casais com vidas activas, instruídos, com alguns recursos económicos, preocupados com o ambiente, com a tecnologia e com o orçamento.
Seguidamente, e em contraste, o consumidor ecológico era ligeiramente mais velho, muito ligado à natureza e “amigo do ambiente”. Centrava-se em alimentos orgânicos e preocupava-se com a conservação da água. Cuidavam muito bem da sua roupa mas tinham sempre a consideração as questões ecológicas.
Em terceiro consumidores de design e tecnologia, jovens influentes, com um grande visual, geralmente solteiros e altamente educados. Estavam direccionados para produtos com design e altamente tecnológicos, consideravam-se “trendsetters”. Apesar do prestígio não se interessavam muito por lavandaria e eram maioritariamente homens.
Por último donas de casa, eram consumidores que constituíam família com filhos, com menos instrução académica e menos influentes. Apreciavam as lidas domesticas, gostavam de cozinhar, de tratar da roupa e de limpar a casa. Procuravam máquinas de lavar com variadas funções e com capacidades para muita roupa mas sempre sensíveis ao preço. Para concluir este pesquisa foi favorável à LG pois conseguiu compreender exactamente o que o consumidor procurava e que tipo de máquinas de lavar roupa deveria