Estudo bibliográfico sobre o mrp
RESUMO
Este estudo tem como objetivo principal conhecer o sistema Material Requirements Planning (MRP), seus processos, benefícios e desvantagens. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, a qual será apresentada no decorrer deste artigo. A partir deste estudo pode-se notar a importância da utilização do MRP para que as empresas evitem custos com estoques e tenham uma produção mais organizada, já que o sistema possibilita que o administrador saiba que materiais serão necessários para produzir o que deseja, bem como o momento em que cada componente será utilizado. Portanto, quando usado de forma correta e alimentado com informações precisas, o MRP tem a capacidade de informar o que, quanto e quando comprar para que a produção ocorra de maneira eficaz e atenda as expectativas do mercado e do consumidor final.
Palavras-chave: Material Requirements Planning, produção, materiais.
1 INTRODUÇÃO
O consumidor vem se tornando cada vez mais exigente nos últimos anos, pois suas necessidades aumentam frequentemente devido ao surgimento de novas tecnologias, ao consumismo exacerbado e a correria cotidiana. Neste cenário, foi necessário que as empresas também se adaptassem para atender seus clientes rapidamente e sem aumentar custos.
Então, há algum tempo, a sobrevivência das organizações passou a depender substancialmente da melhoria nos processos, da otimização dos estoques e da agilidade e flexibilidade na produção. Mas isso precisava ser remodelado sem interferir na qualidade do produto oferecido ao mercado.
Diante disso, por volta de 1960 foi criado o Material Requirements Planning (MRP), um sistema com a capacidade de calcular a quantidade de cada material necessário para a produção, bem como o tempo em que ele será utilizado e que busca auxiliar no planejamento e controle da produção reduzindo custos.
Portanto, este trabalho possui como objetivo