estudo banca
Performance anual do sector em Angola
Os desafios do presente
São as bases do futuro
Outubro 2013
Media partner
Banca em Análise 2013
As bases do futuro
É com enorme prazer que apresentamos a 8ª edição do estudo Banca em Análise. Esta iniciativa é resultado da compilação e análise das informações financeiras dos bancos que operam em Angola e pretende oferecer aos agentes económicos uma reflexão sobre os desafios do presente, a evolução da economia e uma antecipação do futuro.
Em 2012 voltámos a observar o crescimento do sector bancário nacional, em resposta ao investimento realizado pelos agentes do sector em anos recentes.
Um dos aspectos mais relevantes foi o aumento expressivo do crédito a clientes, na ordem dos 26%.
Para este facto contribui a confiança no Kwanza, reforçada pela estabilidade cambial, que tem sido fundamental para a prossecução de uma política de desenvolvimento do crédito concedido em moeda nacional. Não obstante este resultado positivo, verificou-se uma redução da rendibilidade, natural num mercado em amadurecimento. Para este facto contribuem diversas causas, associadas aos investimentos que os bancos estão a fazer nos seus processos de expansão e de crescimento orgânico, mas também a um mercado em evolução. O estreitamento da margem financeira e o aumento das provisões para crédito concedido são elementos novos, para os quais o sistema bancário está a encontrar respostas.
Os resultados atrás referidos são alcançados num momento em que a economia angolana acelerou o seu ritmo de crescimento, passando dos 3,4% apresentados em 2011, para cerca de 8% em 2012.
São sinais da vitalidade e do progresso de Angola, que se mantém na rota do crescimento sustentado, procurando o acesso aos mercados financeiros internacionais e a credibilidade necessária para a estabilidade do sistema financeiro e da moeda.
Mas olhar apenas para dentro não é suficiente para preparar o futuro. É