Estudo avançado
CONTEXTO HISTORICO
Nas últimas décadas do século 21 e nas primeiras do século 20, o Brasil também viveu sua bélle époque. Nesse período nossa literatura caracterizou – se pela ausência de uma única diretriz. Houve, isso sim, um sincretismo estético, um entrecruzar de várias correntes artístico – literárias. O país vivia na época uma constante tensão.
Nesse contexto, alguns autores refletiam o inconformismo diante de uma realidade sociocultural injusta e já apontavam para a irrupção iminente do movimento modernista. Por outro lado, muitas obras ainda mostravam a influência das escolas passadas: realista; naturalista; parnasiana e simbolista. Esta dicotomia de tendência, uma renovadora e outra conservadora, gerou não só tensão, mas sobretudo um clima rico, que Alceu Amoroso Lima chamou de pré – modernismo.
Quanto a prosa, podemos distinguir três tipos de obras:
* Obras de ambiência rural e regional – tem por temática a paisagem e o homem do interior.
* Obras de ambiência urbana e social. Retratando a realidade daas nossas cidades.
* Obras d ambiência indefinida – cujas autores produzem uma literatura desligada da realidade sócio – econômica brasileira.
CARACTERÍSTICAS:
Ruptura com o passado – por meio de linguagem chocante, com vocabulário que esprime a “ frialdade inorgânica da terra.”
Inconformismo diante da realidade brasileira mediante um temário diferente daquele usado pelo romantismo e pelo parnasianismo: caboclo, subúrbio, miséria,etc...
Interesse pelos usos e costumes do interior regionalismo, com registro da fala rural.
Destaque à psicologia do brasileiro – retratando sua preguiça, por exemplo na mais diferentes regiões do Brasil.
Acentuado nacionalismo exemplo Policarpo Quaresma.
Preferência por assuntos históricos
Descrição e caracterização de personagens típicos, com o intuito de retratar a realidade de política, e econômica e social de nossa terra.
Preferência pelo contraste físico, social e moral.