Direitos
Photograph
Um homem vota na África do Sul. O voto tornou-se um direito civil tanto para negros quanto …
David Turnley/Corbis
Multimídia
Os melhores sites da internet
Projetos na Área de Pesquisa
->Abrir Área de Pesquisa
Todas as pessoas têm direitos. Eles são frequentemente divididos em direitos humanos e direitos civis. Entre os direitos humanos estão o direito à liberdade, o direito à moradia e à comida e o direito de não ser maltratado. São os direitos básicos de qualquer ser humano. Os direitos civis são aqueles que o governo garante aos cidadãos. Por exemplo, os governos podem decidir quem pode votar, quem tem permissão de comprar propriedades ou quem está autorizado a dirigir veículos.
O desenvolvimento dos direitos civis
A ideia de que governos devem garantir às pessoas certos direitos é moderna. Antes do século XVIII, grupos de pessoas, em diferentes partes do mundo, algumas vezes lutaram para receber tratamento melhor e mais digno da parte de um rei ou de um governante. Nesses casos, contudo, eles queriam direitos apenas para o seu próprio grupo. Por exemplo, a Magna Carta foi um documento que garantiu direitos para os nobres da Inglaterra. O rei a assinou em 1215. Mas a maioria das pessoas ainda não tinha meio de reclamar se fossem maltratadas pelo rei e se achassem injustas as medidas tomadas pelos governantes.
No século XVIII, algumas pessoas começaram a discutir a ideia de que todos os seres humanos têm direitos. Elas achavam errado os reis ignorarem esses direitos. Essa ideia levou algumas pessoas a lutar em duas grandes revoluções contra seus reis: a Guerra de Independência dos Estados Unidos (também chamada de Revolução Americana) e a Revolução Francesa. Depois, os americanos e os franceses criaram novas formas de governo comandadas pelo povo. Esses governos garantiram direitos civis para as pessoas.
A luta por direitos iguais
Contudo, mesmo esses novos governos (e os de outros países) não deram direitos