Estudo Acústico em Ambientes Hospitalares
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)
Som é qualquer variação de pressão do ar que o ouvido possa detectar. Na geração do som, há transferência de energia da fonte para as moléculas próximas. O som se propaga como onda longitudinal mecânica, que requer meio de transmissão (o som não é transmitido no vácuo). A energia que passa por um dado ponto na área ao redor da fonte gera Pressão Sonora no ponto. A taxa de fluxo de energia numa dada direção, por unidade de área, é a Intensidade Sonora. A energia das ondas acústicas é transmitida através do ar aos nossos ouvidos, que a captam e transformam em sinais.
Acústica é o ramo da física que estuda o som, englobando sua geração, propagação e recepção. É uma área interdisciplinar que engloba, por exemplo, a arquitetura acústica, que estuda a absorção do som e o isolamento sonoro nas construções em geral. Possui interface também com a medicina, estudando os efeitos das ondas sonoras nos homens e os malefícios ocasionados pela poluição sonora.
O nível de som de uma conversação em tom normal, a 1 metro da outra pessoa, varia entre os 50 e 55 dB; falando-se aos gritos, pode-se chegar a valores de 75 ou 80 dB. Por outro lado, para que a palavra seja perfeitamente audível é necessário que a sua intensidade supere em 15 dB o ruído de fundo. Assim, ruídos superiores a 40 dB geram dificuldades na comunicação oral, que só se pode resolver, parcialmente, aumentando o tom de voz. A partir dos 65 dB de ruído, a conversa se torna extremamente difícil. Isto faz com que a qualidade da comunicação seja um problema relevante em grande parte dos ambientes internos.
O nível de ruído de um ambiente depende fortemente da interferência dos ruídos dos ambientes contíguos; assim, o isolamento aéreo é fundamental no desempenho acústico de um ambiente. O valor adequado de isolamento depende do uso e do nível de ruído de fundo desejado no interior do ambiente a ser estudado. Ruídos contínuos superiores a