Aula 1 Conforto II
AE
URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL II
Prof. Esp. Arqto.:
Luciano Carvalho
Natureza e
Propagação da Luz
Natureza
Atualmente, a questão da sustentabilidade tem sido muito comentada em todos os âmbitos da sociedade. A construção civil também precisa se adequar e buscar novos artifícios para ter o menor impacto no meio ambiente.
Natureza
É imprescindível, para analisar quais são as novas alternativas existentes que possibilitam o uso das estruturas de vidro na construção civil de maneira sustentável, associando essas questões aos processos de manutenção e conservação, de maneira que o processo se torne viável economicamente à obra.
Propagação da Luz
Diferentes meios e materiais, como, por exemplo, ar, vidro, água, tijolo, comportam-se de forma distinta ao serem atravessados pelos raios de luz, ou até mesmo impedem a propagação dos raios de luz através de seu interior. Propagação da Luz
Vidro
Propagação da Luz
Vidro
Tijolo de Vidro
Tijolo de Vidro
Água
Propagação da Luz
Por esse motivo, esses meios são classificados em: Propagação da Luz
Meio Transparente - Um meio é dito transparente quando ele permite a propagação regular da luz. Ou seja, um objeto colocado atrás dele pode ser percebido com detalhes, com nitidez. Por exemplo, papel celofane, vidro, ar, etc.
Propagação da Luz
Meio Translúcido - Um meio é dito translúcido quando a propagação da luz ocorre de forma irregular, ou seja, eles são meios intermediários.
Por exemplo, papel vegetal, vidro fosco, etc.
Nesse tipo de meio óptico o observador não consegue enxergar com nitidez o objeto através do meio.
Propagação da Luz
Meio Opaco - É o meio óptico que não permite a propagação da luz. Por exemplo, madeira, placa metálica, tijolo, etc. Nesse tipo de meio o observador não consegue enxergar o objeto através do meio.
Propagação da Luz
O vidro, com a sua transparência, permite grande quantidade de passagem de luz filtrando parte da radiação