estudiante
How Clean is Clean ?
Quão Limpo é o Limpo?
Até onde o Limpo é Limpo?
Que padrão de qualidade é aceitável?
How Clean is Clean?
a disposição da população em consumir – ou rejeitar – a água reciclada sua qualidade final, e seu respectivo custo de produção
Aceitação da água pela população
A aceitação da água reusada pela população em geral, passa evidentemente por atividades ou campanhas de demonstração do desenvolvimento tecnológico, de confiabilidade, e segurança. A questão da qualidade final o uso pretendido da “nova água”.
2 pontos antagônicos: qualidade final x riscos, ou custos x riscos.
Dito de outra forma: a necessidade da proteção à saúde pública e ao meio ambiente versus seus respectivos custos, que devem ser aceitáveis.
IWA, Paris, 2000
IWA, Paris, 2000
IWA, Paris, 2000 a produção de água reciclada apresenta riscos de saúde pública e ambientais, compatíveis com a qualidade final do produto; a produção de água reciclada apresenta riscos de saúde pública e ambientais, compatíveis com os custos praticados nas operações de tratamento.
Reúso da Água – Países Ricos
padrões de qualidade extremamente exigentes altos custos baixíssimos riscos
Reúso da Água – Países Pobres
Tecnologia simples
Baixos custos
Riscos Controlados
A Questão a questão do reuso da água passa também por decisões econômicas e políticas. da mesma forma que as decisões envolvendo a proteção da saúde pública e do meio ambiente estão associadas a riscos maiores ou menores, mas sempre aceitáveis. How Clean is Clean ?
Jordao@poli.ufrj.br