estudar
A sociologia weberina reside no conceito de "ação social" e no postulado de que a sociologia é uma ciencia "compreensiva". O mundo natural e a realidade da vidasocial são conhecidos por weber como um conunto inesgotavel de acontecimentos, para ele, diferentemente das ciencias naturais, para as quais os acontecimentos sao realmente independentes do cdientistaque os analisa, nas ciencias sociais, os acontecimentos dependem fundamentalmente da postura e da propria ação do investigador.
Para Weber a realidade é conhecida como o encontro entre o homem e osvalores aos quis ele se vincula,e aos quais articulam de modos distintos no plano subjetivo. Os fatos sociais não sao coisas, pois este todo reside na intertação entre as partese não é possivel conhecertodas elas ao mesmo tempo,porque são muitas e porque se renovam o tempo todo.
A sociedade, para Weber, não é um bloco, é uma teia. Na seleção do fragmento a ser investigado, estarão presentes osvalores do investigador, que faz parte dessa sociedade ou de alguma outra. Trata-se de umprojeto subjetivo, o que, no entanto, não compromete a objetividade do conhecimento, desde que o investigador leveem conta os valores que ele atribui ao proprio ato social.
“Nao basta enterpretar a realidade e sim atuar no sentido de modificá-la”.
O INDIVÍDUO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Para Weber, o indivíduo, no momento do agir, leva em consideração o comportamento dos outros: é isso que faz da ação, uma ação social. Além disso, as normas sociais influenciam o agir do indivíduo na mesma medida em que são resultados do agir dos próprios indivíduos ao longo do tempo. Como entender o funcionamento disso? Vendo como Weber distingue os conceitos de “comunidade” e “sociedade”.
Agir em comunidade é aquele agir que se baseia nas expectativas que temos com relação ao comportamento dos outros. O agir em comunidade explica-se pela existência objetiva de uma maior ou menor