habilidades do dministrador
Escola de administração- ADM F52
Docente: Ivone Freire
Aluna: Amanda Gross Kronbauer
T04. GERENCIANDO A INFLUÊNCIA: A PARTICIPAÇÃO E O USO POSITIVO DO PODER NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS.
Bases sociais da participação: Uma forma mais democrática de gerenciar, embasado na tentativa de aumentar a eficácia na gerencia do poder, capaz de solucionar os conflitos organizacionais.
Democratização das redes sociais: Em busca de uma democratização cada vez mais acentuada com novas formas de relacionamento social. Um novo relacionamento social ou uma nova concepção de mando/subordinação, jovens recém chegados na empresa que matem o desejo de compartilhar as decisões organizacionais com os dirigentes em imediato.
Desenvolvimento da consciência de classe e de agrupamentos profissionais: Com a Revolução Industrial surgiram vários fatores de dominação. A reação a essa dominação é baseado na consciência coletiva de classes ou de grupos profissionais, que quer se inserir nas decisões do rumo das empresas em que atuam.
Aumento do nível educacional: A educação ajuda a desenvolver a consciência critica do individuo diante do meio em que esta inserido.
Velocidade das mudanças: A mudança é o objeto de desejo dentro de uma organização, pois beneficia a todos. Ela passa a ser vista como alo necessário no dia-a-dia.
Intensidade da comunicação: -Aprofundamento nos debates ideológicos existentes;
-Diminuição do poder hierárquico;
-Complexidade maior nos relacionamentos administrativos;
-Circulação de ideias;
- Liberdade para as manifestações individuais ou grupais em busca de seus interesses;
Bases organizacionais da participação: O conflito e a cooperação: O conflito dentro da empresa é direcionado pra a reorganização constante da mão de obra, o que ocasiona o aumento da produtividade. Sendo este também produto da própria necessidade que tem a organização de criar controle e de consentimento individual de uma coletividade específica (o que