Estudar Metodologia Cientica
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA CIENTIFICA
PROF. AMADEU FILHO
RYANNA KAROLINE B. RODRIGUES
RESUMO
Estudar, in DEMO, P. Metodologia Cientifica. SP: A,2008 P.14,49
ESTUDAR
Estudioso é quem tem motivação própria para estudar. Motivação, não implica necessariamente prazer. Não se estuda apenas o que dá prazer. É inevitável estudar também o que não nos dá prazer, se isto for importante. Estudo também é trabalho, dedicação, esforço, renúncia. Estudar pode carretar sacrifício.
O objetivo neste capitulo é questionar a maneira como se estuda, sem pesquisa, sem elaboração, sem leitura sistemática, sem desconstrução e reconstrução. Na escola e na universidade estudar é o que menos se faz, gastando o tempo inteiro com aulas e provas. Entendo por estudar a dedicação sistemática e motivada à desconstrução e reconstrução do conhecimento, na condição de sujeito capaz de interpretar com autonomia. Estudar bem não combina com receber conteúdos simplificados, abreviados, resumidos, via aula. Estudar não é habito entre os professores, não porque não saberiam apreciar o estudo, mas por conta de história longa contrária a este tipo de lide intelectual: foram formados em instituições instrucionistas, muito distanciadas da pesquisa e elaboração própria; conviveram com professores que não estudavam, só davam aula; foram avaliados sempre pela prova reprodutiva.
1 – NÃO SE APRENDE SEM ESTUDAR
Confundiu – se, apressadamente, aula com aprendizagem. Não só o professor, mas igualmente os pais, medem a aprendizagem de seus filhos pelas aulas, como se aula fosse o cerne da escola e da universidade. A noção de escola em tempo integral está, em geral, atrelada à expectativa de maior tempo de aula ou, pelo menos, de maior tempo de permanência na escola. Estudar não é o sentido central, mas ter aula.
Pode, porém, não ocorrer que aumentar aula signifique melhor aproveitamento. É isto que insinua dados do Inep, o rendimento escolar está decaindo desde 1995,