Estudar melhor
Introdução
Na química, a separação de misturas é bastante importante, pois para obtermos resultados mais exactos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias utilizadas sejam as mais puras possíveis. Para isso, utilizam-se vários métodos de separação, tais com a destilação, a decantação, peneiração, filtração entre outros.
Tal como estudamos para facilitar o processo de separação de uma mistura, deve-se observar primeiro a própria, pois esta pode ser homogénea ou heterogénea. As homogéneas são misturas nas quais as substâncias misturadas não se conseguem reconhecer nem quantificar, enquanto que nas heterogéneas conseguimos claramente perceber que substâncias estão misturadas.
Como tal, na disciplina de Analises Químicas, visto que estamos a estudar separação de misturas, foi nos pedido para realizar a separação de três substâncias, azeite, água e álcool, utilizando os mais adequados métodos de separação.
Ao realizar esta experiencia temos como objectivo conhecer os mais variados métodos de separação de misturas e saber quando e como os devemos utilizar.
Neste caso visto que a á água e o álcool não se misturam com o azeite, primeiramente o mais apropriado, é realizar a decantação afim de separar o azeite da água e do álcool e posteriormente a destilação do álcool, pois o seu ponto de ebulição é menor que o da água.
Material
* Goblés * Ampola de decantação * Suporte universal * Funil de vidro * Vareta de vidro * Esguicho (contendo água destilada) * Bico de bunsen * Balão de destilação * Termómetro * Coluna de condensação * Erlenmeyer * Mangueiras
Procedimento
Primeiro processo: Decantação (líquido-líquido) 1. Colocar a mistura fornecida pela formadora na ampola de decantação (Ilustração1, em anexo). 2. Agitar e esperar que os dois líquidos se separem. 3. De seguida abrir a torneira recolhendo