métodos para se estudar melhor
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
UNIDADE TEMÁTICA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA: PROFA DRA. IDALICE RIBEIRO SILVA LIMA
INDICAÇÕES DE PROCEDIMENTOS PARA ESTUDAR MELHOR
DIAGNÓSTICO DE SUAS CONDIÇÕES FÍSICAS E MENTAIS
Faça um diagnóstico das suas condições físicas e mentais, do seu ambiente de estudo e do material que deve ser estudado, a fim de identificar os melhores recursos poderão ajudá-lo nos estudos.
SUGESTÕES QUE PODEM MELHORAR SEUS HÁBITOS DE ESTUDO
Há várias indicações para melhorar sua capacidade de estudo, da nutrição à psicologia. Algumas delas sugerem diversos modos de se preparar para as atividades de estudo: vestimentas, exercícios físicos, dieta leve, sono suficiente etc. Também recomendam que os estudantes evitem o uso de álcool, nicotina e cafeína, em excesso, e outros tipos de drogas que possam afetar o seu desempenho nos estudos. O fato é que, sabemos, nossos estudos se tornarão mais difíceis se estivermos famintos, sonolentos, cansados, doentes, alcoolizados etc.
Por isso, é importante que os estudantes procurem: alimentar-se de maneira correta, equilibrada, adequada e suficiente; dormir o tempo necessário para o restabelecimento das energias vitais do corpo; fazer pelo menos 15 minutos de exercícios físicos por dia e evitar o uso de álcool, nicotina e café em excesso (outros). Esses fatores influenciam diretamente no bom êxito dos estudos. Se o estudante tiver algum transtorno relacionado a esses fatores e não conseguir superá-lo sozinho, o ideal seria procurar a ajuda de um profissional (médico, nutricionista, psicólogo e outros).
Também seria preciso aprender a estudar de modo mais concentrado, organizado e metódico para obter melhores resultados. Isto requer autodisciplina – que para muitas pessoas é a tarefa mais difícil a ser realizada. Uma das melhores maneiras de estabelecer a autodisciplina é criar bons hábitos de estudos e