Resumo de Pessoas Focadas na Estratégia
Fonte: Pessoas Focadas na Estratégia: “As disciplinas da execução da estratégia”, Emílio Herrero Filho, RJ, Elsevier, 2011.
Nesse capítulo pretendemos fazer uma reflexão acerca dos problemas que envolvem a falta de integração entre o planejamento e a execução da estratégia dentro das organizações, e que muitas vezes tem íntima relação com a destruição de valor e de vantagem competitiva de muitas organizações. Daí a importância de se atentar para essa questão.
A discussão tem pano de fundo dentro de um contexto onde a crescente fragmentação da estratégia dentro das organizações e o gap entre o plano estratégico e sua execução.
Dentro desse contexto, é necessário agir....... o líder tem papel.........
A nossa proposta é apontar o problema e apontar algumas soluções para.............
Em “Pessoas Focadas na Estratégia – as disciplinas da execução da estratégia”, Emílio Herrero Filho, concentra sua análise na forma conservadora como os executivos tratam dos assuntos estratégicos dentro das empresas e do gap existente entre a formulação e a execução da estratégia, muitas vezes prejudiciais aos negócios da empresa.
Seu livro pode ser considerado como um manual a ser seguido para lidar com as questões estratégicas dentro de um mercado altamente globalizado e competitivo.
O autor destaca a importância que o uso correto da estratégia teve para o alcance dos empreendimentos em qualquer área, mas ressalta que os meios para se atingir aos objetivos não tem sido alvo de preocupação da liderança.
Segundo o autor, a falta de visão sistêmica, ou seja da percepção da contribuição que o trabalho individual tem para o alcance dos objetivos estratégicos é fator muitas vezes responsável pela falta de engajamento das equipes e que se traduz em diminuição ou perda de da produtividade. Dessa forma, ao invés de agregar valor, acaba destruindo. Normalmente o que se tem visto é o planejamento e a execução da estratégia a