Estudante
FLÁVIA LEMOS
PETRÓPOLIS, 2013
Trabalho entregue ao Professor Raul Neto como parte da avaliação do curso de Oficina e Projeto de Ensino de Física Térmica.
PETRÓPOLIS, 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3. PROCEDIMENTOS E MONTAGENS 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5. CONCLUSÃO 6. REFERENCIAS
1. INTRODUÇÃO
Os experimentos têm como objetivo fazer uma análise sobre a condução de calor. A proposta é identificar se esse tipo de transferência ocorre com maior ou menor facilidade, dependendo da constituição atômica do material e de suas dimensões, a qual faz com que ele seja classificado como condutor ou isolante de calor. Nas substâncias condutoras esse processo de transferência acontece mais rápido. Já nas substâncias isolantes esse processo é muito lento.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Calor é energia térmica em trânsito que pode se propagar de três diferentes formas: por condução, por convecção e por irradiação. Sabemos ainda que o calor se propaga devido à diferença de temperatura que existe entre dois corpos ou sistemas.
Condução:
Supondo que uma pessoa esteja segurando uma das extremidades de uma barra metálica e que a outra seja colocada em contato com uma chama. Os átomos ou moléculas desta extremidade, aquecida pela chama, adquirem uma maior energia de agitação. Parte desta energia é transferida para as partículas da região vizinha a esta extremidade e a temperatura desta região também aumenta. Este processo continua por toda a barra e depois de certo tempo a pessoa que segura à outra extremidade notará uma elevação da temperatura.
Neste caso ocorreu uma transmissão de calor ao longo da barra, que continuará enquanto houver uma diferença de temperatura entre as extremidades. Esta transmissão ocorreu pela agitação dos átomos da barra sem que estes átomos sofressem translação ao longo do corpo. Processo esse que é denominado