Estudante
Legenda:
S – A recomendação está sendo seguida.
N – A recomendação não está sendo seguida.
Em caso de a recomendação não se aplicar a situação do estabelecimento ou em casos em que não for possível analisar o critério em questão, o item será deixado em branco.
PROCEDIMENTOS HIGIÊNICO-SANITÁRIOS
RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DAS MATÉRIAS-PRIMAS, INGREDIENTES, EMBALAGENS E INSUMOS
( ) A matéria-prima deve ser recebida em local protegido, limpo, livre de objetos em desuso e estranhos ao ambiente. A matéria-prima deve ser avaliada no ato de sua aquisição e na recepção para verificar as condições higiênico-sanitárias, a presença de vetores e pragas e ou de seus vestígios, bem como de materiais contaminantes. A matéria prima em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias deve ser rejeitada.
( ) As matérias-primas, os ingredientes, as embalagens e os insumos devem ser armazenados em recipientes e ou sobre paletes, estrados, prateleiras, confeccionados de material liso, resistente, impermeável e lavável, conservados, limpos e protegidos de contaminantes e do acesso de vetores e pragas. Não devem ser armazenados em contato direto com o piso.
( ) As matérias-primas e os ingredientes devem atender a temperatura de conservação recomendada pelo beneficiador ou fabricante.
( ) O local de armazenamento das matérias-primas, dos ingredientes, das embalagens e dos insumos deve ser protegido, limpo e organizado para evitar contaminação. Os produtos de higienização devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde e ser guardados em local reservado para essa finalidade.
MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS
Os manipuladores devem:
( ) a) ter asseio pessoal, manter as unhas curtas, sem esmalte ou base, não usar maquiagem e adornos, tais como anéis, brincos, dentre outros.
( ) b) usar cabelos presos e protegidos por touca, boné, rede ou outro acessório apropriado