Doenças do trabalho
O presente trabalho tem por objetivo mostrar algumas doenças causadas pelo trabalho, quais parte do corpo essas doenças atingem, e qual melhor maneira se previnir.
As doenças de trabalho são aquelas que aparecem devido ao esforço físico que é pedido no trabalho. Exemplos disso são os dentistas que desenvolvem uma dor nos ombros pela má posição em que trabalha, e telefonistas que desenvolvem uma tendinite por realizar sempre os mesmos movimentos.
As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar o sistema músculo-esquelético, afetar o sistema nervoso, desenvolver câncer, surdez, problemas respiratórios e de pele e problemas mentais, mas vai depender sempre do tipo de trabalho que o indivíduo desenvolve.
Em alguns casos ó indivíduo fica impossibilitado de trabalhar necessitando de acompanhamento médico especializado. Em outros casos pode ser preciso tratamento fisioterapêutico, mas sem a interrupção do trabalho.
A ginástica laboral realizada dentro das empresas é a melhor maneira de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.
Exemplos de Doenças Relacionadas ao Trabalho DOENÇAS AGENTES ETIOLÓGICOS OU FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL
Tuberculose • Exposição ocupacional ao Mycobacterium tuberculosis ou Mycobacterium bovis, em atividades em laboratórios de biologia, e atividades realizadas por pessoal de saúde, que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes cujos exames bacteriológicos são positivos.
• Hipersuscetibilidade do trabalhador exposto a poeiras de sílica (Sílico-tuberculose)
Carbúnculo • Zoonose causada pela exposição ocupacional ao Bacillus anthracis, em atividades suscetíveis de colocar os trabalhadores em contato direto com animais infectados ou com cadáveres desses animais; trabalhos artesanais ou industriais com pelos, pele, couro ou lã.
Brucelose • Zoonose causada pela exposição ocupacional a