Estudante
Em 27/02/2013
Ensaio de Compactação
Curso: Engenharia Civil
Introdução
Este relatório tem por objetivo apresentar os métodos e resultados referentes a preparação dos solos para ensaios de caracterização e compactação, ministrada pelo professor Saulo Assis de Oliveira no Laboratório de Mecânica dos Solos da Pontifica Universidade de Goiás. Preparo de solos para ensaio de compactação e caracterização.
Após o recebimento da amostra de solo, esta deve ser colocada em um ambiente sem a incidência do sol, para que esta atinja a umidade hidroscópica (esse processo leva o tempo aproximado de 24h). Quando a amostra já se encontra na umidade hidroscópica deve constatar a partir de um teste tátil-visual, se a amostra consiste de um material grosso ou fino, e se o mesmo pode ser caracterizado como areia, silte ou argila. Toda amostra recebida no laboratório deve ser submetida ao processo de quarteamento, para que à amostra coletada para execução dos ensaios seja verdadeiramente representativa do lote de solo.
Separação do material passante da peneira 4,8mm
Apos o processo de quartemaento, a amostra deve ser passada na peneira de 4,8mm, o material retido nessa peneira deve ser destorroado e novamente passado na peneira. O processo de destorroamento deve ser realizado com muita cautela para evitar a quebra dos grãos. No caso da amostra apresentar material retido na peneira de 4,8mm, passar a mesma na peneira de 19,1mm, com o objetivo de desmanchar os torrões eventualmente ainda existentes, sem forçar exageradamente, de forma a evitar a quebra de grãos. Após esse processo, a quantidade do material a ser retirado para ensaio esta descrito na tabela a seguir:
Ensaio de compactação | A amostra preparada passa integralmente na peneira (mm) | Cilindro a ser utilizado no ensaio | (Quantidade de amostra (em massa seca) a ser tomada (Kg)) | Com