A atualidade do taylorismo
Módulo: 4
Atividade: Trabalho Individual
Título: Taylorismo e sua atualidade
Aluno:
Disciplina: Modelagem das Organizações Públicas
Turma:
Introdução Os princípios concebidos por Taylor, resumidos sob a epígrafe Administração Científica, são insuperáveis até hoje, e muito provavelmente continuarão a sê-lo por muito tempo, pois contribuíram fortemente para moldar a cultura do século XX.
Justificativa O caráter perene da teoria de Taylor se explica por ela estar na base de tudo o que tenha a ver com maximização de recursos no tempo e também na gênese de todos os processos de automação. Todavia com a complexidade crescente das relações sociais e de trabalho pelo desenvolvimento das forças produtivas, as limitações de sua teoria foram evidenciando-se, como é natural. Mas as soluções diante deste quadro em evolução não foram revolucionárias a exemplo do próprio taylorismo, ao contrário, tiveram nele sua inspiração.
Desenvolvimento Em síntese, podemos afirmar que o padrão taylorista assentava-se na produção em massa homogeneizada, com base no trabalho parcelar, objetivando reduzir custos de produção, na verticalização, na rotinização e na disciplina. Suprimia desta forma a dimensão intelectual do trabalho operário, transferindo para a esfera da gerência científica esta atribuição. Foram crescentes as insatisfações com este modelo de produção na medida em que se intensificava a expropriação da capacidade produtiva do trabalho humano. A reação da classe trabalhadora se dá por meio de movimentos generalizados de resistência nos seus locais de trabalho. A crise que se visualiza a partir da década de 70 tem um caráter estrutural na medida em que se acirra a luta de classes no seio do regime de acumulação intensiva. As mobilizações operárias, que vinham movimentando as instituições de poder desde