Estudante
INTRODUÇÃO
Este estudo, objetiva através de revisão bibliográfica, verificar a classificação do meio ambiente e suas subespécies, quais sejam: meio ambiente cultural, meio ambiente artificial, meio ambiente natural e meio ambiente do trabalho. Analisar de que forma o meio ambiente é constitucionalmente tutelado (direitos, deveres e garantias), seus efeitos no ecossistema e na vida humana, os possíveis impactos em nosso planeta.
O MEIO AMBIENTE E SUAS CLASSIFICAÇÕES
O meio ambiente (ou ambiente), envolve todas as coisas vivas e não vivas que estão presentes na terra ou em suas regiões; envolvem todas as coisas que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica (fatores que permitem, abriga e rege a vida em todas as suas formas). O meio ambiente não busca estabelecer divisões isoladas e é regido por inúmeros princípios, diretrizes objetivas que compõem a Politica Nacional do Meio Ambiente (PNMA - Lei n. 6.938/81).
O direito ambiental tem como objeto maior tutelar a vida saudável, de modo que a classificação apenas identifica o aspecto do meio ambiente em que valores maiores foram aviltados.
O meio ambiente se divide em aspectos que o compõem (meio ambiente natural, artificial, cultural e do trabalho), busca facilitar a identificação das atividades degradantes e do bem imediatamente agredido.
MEIO AMBIENTE NATURAL O meio ambiente natural ou físico é constituído pela atmosfera, pelos elementos da biosfera, pelas águas, pelo solo e subsolo, pela fauna e flora. Concentra o fenômeno da homeostase, consistente no equilíbrio dinâmico entre os seres vivos e meio em que vivem.
O meio ambiente natural é mediatamente tutelado pelo caput do art. 225 da Constituição Federal que diz: “Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibra do, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondose