Estudante
A gestão por competências é uma pratica que visa aumentar o desempenho global da instituição, por meio do desempenho individual de seus servidores. Busca-se a identificação de fatores que levam os funcionários a se diferenciarem quanto ao produto de seu trabalho, resultados, fatores relativos à formação pessoal e qualificação. Além disso, tornou-se uma ferramenta muito utilizada pelas instituições públicas, e por isso foi realizado um estudo de caso no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Com o interesse de mostrar os conceitos e as teorias estudadas, o presente trabalho verifica se o processo de implantação e de desenvolvimento de competências no CNPq é efetivo e possui como objetivo analisar o processo de implantação e de desenvolvimento de competências no CNPq. Para tal, é utilizado uma pesquisa exploratória, o método dedutivo, uma análise documental, pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionário. Os resultados demonstram que o processo de implantação de gestão por competências está sendo implantado com sucesso, de acordo com as competências e os conhecimentos detectados nos funcionários. Assim, o órgão começou a remanejar seus servidores para as áreas conforme seu perfil, para que desenvolvam suas habilidades e façam com que o CNPq atinja suas metas e seus objetivos.
Eis um bom exemplo de Resumo de Monografia. Notem que ele é feito em um bloco só: não tem parágrafos e o espaço é simples. A palavra Resumo é centralizada e sem numeração. Ele deverá ter no Maximo 500 palavras (Norma ABNT 14724-2005). Notem que a aluna utilizou somente 199 palavras e deu o recado certinho... simples... ;-)
Abaixo o Resumo “quebrado”para que possam perceber a sua construção:
A gestão por competências é uma pratica que visa aumentar o desempenho global da instituição, por meio do desempenho individual de seus servidores. Busca-se a identificação de fatores que levam os funcionários a se diferenciarem quanto ao
produto