Estudante
A seção transversal do corpo de prova pode ser circular ou retangular dependendo da forma e dimensões do produto de onde for extraído. * Se ele for proveniente de uma chapa, placa ou perfil, em geral terá seção transversal retangular. * Se for proveniente de um corpo de seção circular ou irregular, ou ainda de dimensões muito grandes, ele terá seção circular. * No caso de peças produzidas por fundição, o corpo de prova é obtido fundindo-se um tarugo contíguo à peça, que é posteriormente usinado. * Em produtos conformados mecanicamente as propriedades mecânicas variam conforme a direção (anisotropia). A escolha da direção do eixo do corpo de prova deverá cuidadosamente determinada.
Partes de um corpo de Prova
Parte útil: é a porção efetivamente utilizada para medição do alongamento.
Cabeça: são as extremidades, cuja função é permitir a fixação do corpo de prova na máquina de ensaio.
A análise das propriedades mecânicas de um metal depende da precisão com que os corpos de prova são usinados . Como os corpos de prova são de geometria circular ou plana, uma usinagem adequada é essencial para um programa de testes de qualidade. Dimensões a acabamento superficial devem estar de acordo com a norma brasileira.
O acesso por meio digital ABNT Digital - (Pesquisa/Compra) tem as informações para aquisição das normas
Algumas normas pertinentes são listadas abaixo: * Materiais metálicos - Ensaio de tração a temperatura elevada
NM-ISO783 1996 * Materiais metálicos - Ensaio de tração à temperatura ambiente
NBRISO6892 11/2002 * Materiais metálicos - Calibração de máquinas de ensaio estático uniaxial - Parte 1: Máquinas de ensaio de tração/compressão - Calibração do sistema de medição da força